Temperaturas elevadas em Portugal Continental

O estado do tempo, em Portugal continental, está a ser influenciado por um anticiclone localizado a Oeste das Ilhas Britânicas e que se estende, em crista, até ao Arquipélago da Madeira, originando uma circulação de ar de Nordeste .

De acordo com o Centro de Previsão do IM, prevê-se a persistência de tempo quente para amanhã, apesar da ligeira diminuição das temperaturas máximas. Especial realce para a previsão das temperaturas mínimas, na maior parte das estações do continente, acima dos 20ºC. Prevê-se, ainda, a ocorrência de aguaceiros, em particular a Norte do sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.

No Continente, até às 17 horas do dia 30 de Agosto,  registaram-se temperaturas superiores a 41°C em várias estações do IM, como são os casos de Santarém com 42,0ºC, Amareleja com 41,9ºC,  Tomar e Alvega com 41,8ºC, Coruche, Anadia e Ansião com 41,7ºC e Portel com 41,6ºC.

Relativamente a Monção, Braga, Coimbra, Torres Vedras, Lisboa/Gago Coutinho e Setúbal, registara-se os valores de 39,8ºC, 38,7ºC, 39,2ºC, 40,0ºC, 39,3ºC e 39,8ºC, respectivamente.

 

Fonte: I.M.

 

O Meteogorda registou neste dia 30 de Agosto a temperatura máxima de 41,6ºC o que não diverge, em grande valor, da estação oficial do I.M. de Torres Vedras (Dois Portos) que registou a temperatura de 40ºC.