Sobre nós

Mais uma vez bem-vindos!

A estação meteorológica amadora está localizada na aldeia da Cabeça Gorda, freguesia de Campelos, concelho de Torres Vedras. Dista cerca de 8 km da costa atlântica,  a uma altitude média de 144 m. As coordenadas geográficas da mesma são:

Lat: N 39 ° 11 ' 39 ''

Lon: W 9 ° 15 ' 31 ''

A Vantage Pro2 da Davis Instruments está, de momento,  equipada com um termómetro, um higrómetro, um anemómetro e um pluviómetro, como é visível na imagem.

História do Projecto

 O MeteoGorda nasceu para a net, na madrugada do dia 6 de Agosto de 2010, através da ligação a uma Sheevaplug com o software, Meteohub. No entanto, o Meteogorda começou a operar com uma estação WMR-200 da Oregon Scientific, em Maio de 2008,  a qual ficou inoperacional durante o Inverno 2011/2012. 

Posteriormente optámos, após algum esforço financeiro,  por instalar uma Vantage Pro2 da Davis Instruments, Corp. com instrumentos mais fiáveis e duráveis, durante o Verão de 2012. 

A partir de 16 de Agosto de 2013, os dados desta nova estação foram recolocados online através de um WeatherLinkIP da Davis.

O Logótipo

O logótipo do «MeteoGorda» é composto por 3 elementos essenciais:

A Lua

O Sol

A decomposição do espectro da luz vísivel

A aldeia da Cabeça Gorda

Origens

    O nome de "Cabeça Gorda" encontra a sua origem na Lenda da Gorda que geração após geração  foi passada de pais para filhos.     Da lenda consta que o el-rei D. Dinis ao deslocar-se para a sua residência de Verão, localizada na chamada Serra d'el-Rei, no seu caminho passava por um cabeço (monte, elevação) onde estava localizado uma casa onde habitava uma mulher gorda. Essa mulher provia o refresco das montarias de el-rei e das suas necessidades pessoais. Então este oásis, na então desabitada região do Oeste, passou a ser conhecida pelo Cabeço (monte) da Gorda. Ao longo dos anos o povo e as transformações linguísticas originaram a actual designação de Cabeça Gorda, que conta com uma população de mais de 1000 habitantes.    

Localização    

A Cabeça Gorda situa-se geograficamente a 8 km do litoral. Encontra-se ligada pela E.N. 8-2 à cidade de Torres Vedras de onde dista 12 km e à vila da Lourinhã a uma distância de 8 km em direcção norte. A Cabeça Gorda encontra-se apenas a 45 minutos de Lisboa graças ao novo troço da A8/IC1 inaugurado em Setembro de 1997.

 

 

 

 

(C) Meteogorda 2015 - versão actual 1.2